Cadastre-se
Sua Participação Faz a Diferença
Maringa - Paraná

Fone: 44 99813-3287

DÚVIDAS

O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

A Psoríase é contagiosa ?

A Psoríase NÃO é contagiosa.

Já existe uma cura?

Pode-se controlar a doença, mas não existe cura. Sempre haverá tendência à recaída, o que é compreensível, devido à natureza
multifatorial.

As fases de melhora precisam ser acompanhadas?

Sem dúvida. A psoríase é uma doença crônica e mesmo os pacientes que estão momentaneamente sem lesões continuam sendo portadores. O tratamento da psoríase, na maioria das vezes, se divide em dois momentos: supressão das lesões (clareamento) e manutenção da remissão (manter a pele sem lesões). Para isto, é necessários o acompanhamento com seu médico dermatologista.

A Psoríase pode ser transmitida de pai para filho?

Sim. A psoríase é uma doença determinada pela genética e desta forma pode ser transmitida através de uma linhagem familiar. Entretanto, não é tão fácil determinar a probabilidade precisa da transmissão familiar da doença. Sendo assim, existe a probabilidade dos filhos desenvolverem psoríase se os pais forem afetados, mas não se pode ter a certeza de que isto ocorrerá.

A psoríase pode vir a se tornar um câncer?

Não.

Quais são os fatores que melhoram a psoríase ?

A radiação solar (Ultra-Violeta), clima tropical e a melhora de aspectos psicossociais, através de relaxamento, psicoterapia, etc… , podem melhorar a doença.

Pode-se prevenir a psoríase ?

Não, porque as causas da doença ainda não estão totalmente esclarecidas e, na maioria dos casos, a pessoa já nasce com uma programação genética para ter ou não ter psoríase.